quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pirâmide Alimentar - Aprenda a selecionar sua alimentação

        Como primeira matéria do nosso blog iniciaremos abordando o assunto "ALIMENTAÇÃO", com o tema "PIRÂMIDE ALIMENTAR", que sem dúvida é a base de tudo. A alimentação é importante não só para quem malha, mas também para qualquer pessoa que priorize uma vida saudável.


As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições saudáveis, para ser usado como um roteiro para uma alimentação saudável. Também conhecida como pirâmide funcional, ela é baseada em alimentos reguladores, ou seja, a dieta dela tem como objetivo a ingestão de vitaminas, sais minerais, fibras, etc. que melhorem o funcionamento de todo o organismo.

       Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. 
       Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em quantidade menor estão no topo da pirâmide. Para sabermos o número correto de porções diárias a serem ingeridas de cada grupo de alimentos, é necessário observar as calorias diárias que cada indivíduo necessita (consultando um nutricionista).





- A BASE da pirâmide é formada por controle de peso e exercícios físicos.
- Um andar a cima alimentos integrais que esbanjam fibras e óleos vegetais que contenham HDL (High Density Lipoproteins - proteínas de alta densidade ou bom colesterol).
-Subindo mais um andar encontramos vegetais e frutas que também contém fibras e vitaminas.
- No quarto andar estão oleaginosas e leguminosas que são importantes fontes de vitamina, minerais e proteína, mas em especial nesse andar temos os antioxidantes que previnem algumas doenças.
- Peixes, ovos e aves formam o quinto andar, que é rico em proteínas (e o ovo rico em colesterol).
- No sexto andar, perto do topo, está presente o suplemento de cálcio que pode vir de leite e derivados.
- E por fim no topo estão os grãos refinados ricos em carboidratos e carne vermelha que contém gordura saturada.



Nessa nova organização podemos perceber que os alimentos foram melhores divididos. Na pirâmide antiga os carboidratos ficavam na base, já nessa nova esse grupo foi separado em dois onde um deles fica na base e outro no topo, isso também ocorre com as gorduras.

BOA ALIMENTAÇÃO

       Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características:
- Adequação: A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições da vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e doenças.
- Qualidade: Deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.
- Quantidade: Deve ter o suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.
- Harmonia: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação à quantidade e qualidade.
- Variedade: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos dão diferentes, apresentando diferentes nutrientes.


"Nunca esquecendo que uma bida saudável é a junção de uma boa alimentação, suplementação correta, um bom treino e um bom descanso. Essa é a formula secreta" 
Jhon Willian - Fisiculturista

E para você que pensa em obter algum resultado, já comece cortando as bombas calórias, refrigerantes, frituras, etc... Doutrina alimentar é o primeiro passo para o sucesso.

ENTÃO SE VOCÊ QUER COMEÇAR, COMECE ALIMENTANDO-SE BEM !!!

Frase do dia:
"TENTAR NÃO QUER DIZER CONSEGUIR, MAS QUEM CONSEGUIU CERTAMENTE TENTOU"

Nenhum comentário:

Postar um comentário